
Sesc Verão 2019 | 24 de Maio | Esporte Social Clube
Projeto para o Sesc Verão 2019 Sesc 24 de Maio
Identidade Visual e Projeto Gráfico Mariana Afonso e Julio Miquelini
Em clima de clube, programação de verão do Sesc 24 de Maio homenageia imigrantes que popularizaram práticas esportivas na cidade de São Paulo
São Paulo é formada por comunidades de diversos países. A cidade é exemplo da mescla de costumes e hábitos, que geram intercâmbios culturais, alimentares e também de práticas esportivas. É sob esse olhar que o Sesc 24 de Maio idealizou a programação do Sesc Verão 2019 com o tema “Esporte Social Clube”.
Para que se integrassem à nova cidade, era comum que grupos de imigrantes se reunissem em clubes e praticassem modalidades de esportes trazidas de seus próprios países. Isso estimulava a convivência em grupo e acabou por colaborar com a popularização de diversos esportes na capital paulista.
É por influência da comunidade italiana, por exemplo, que futebol, boxe e bocha se tornaram conhecidos em São Paulo. Já os ingleses, foram os responsáveis por inserir no hall de esportes da cidade a prática do rugby.
No verão de 2019, o Sesc 24 de Maio homenageia uma comunidade imigrante a cada semana. Em sintonia direta com seu entorno, repleto de moradores de outras nacionalidades, ocorrem apresentações esportivas de estilos trazidos por comunidades estrangeiras, seguidas de vivências e recreações ao longo da semana
Para as instalações cenográficas criadas para unidade partiu-se da pesquisa sobre a imigração na cidade de São Paulo. Em 1893 a cidade tinha uma população de estrangeiros maior que de brasileiros (54,6%), tendência que permaneceu até os anos de 1930, quando 67% dos paulistanos eram estrangeiros ou filhos de estrangeiros. Assim, a instalação “A Imigração e a Prática Esportiva na Cidade de São Paulo”, irá mostrar como os imigrantes de vários países influenciaram a prática de esportes e a formação de clubes esportivos. Para tanto foram ocupadas três salas do 8º andar com andar jogos e brincadeiras especialmente voltados para o público infantil, além das paredes de vidro do andar que informam os hábitos esportivos trazidos de outros países..
https://www.youtube.com/watch?v=kPeldifPh3k&feature=player_embedded